Sou um bom/a candidato/a para usar lentes de contacto?


08/09/2024 09:00
Candidatos a lentes de contacto em diferentes contextos

Está a considerar usar lentes de contacto, mas não tem a certeza se é uma pessoa adequada para isso? Aqui estão algumas coisas que deverá considerar antes de iniciar a sua jornada com lentes de contacto.

Motivação

Geralmente, pessoas que desejam iniciar a sua jornada com lentes de contacto têm uma razão forte ou específica para isso. Seja para um evento especial ou para praticar desporto, esta motivação e entusiasmo indicam que é mais provável que se adapte bem a elas.

Olhos saudáveis

Costuma ter olhos secos, irritados ou com comichão regularmente? Se for o caso, estes sintomas tendem a agravar-se quando usa lentes de contacto e irão afetar significativamente a sua capacidade de usar lentes de contacto confortavelmente. É melhor procurar a ajuda de um optometrista para tratar esses sintomas primeiro.

Ambiente

Ambientes poeirentos, secos e ventosos não são favoráveis para o uso de lentes de contacto. Estas condições tendem a intensificar o desconforto associado às lentes de contacto.

Higiene

Usar lentes de contacto requer um compromisso com seguir as instruções de uso, incluindo a limpeza regular e a substituição conforme indicado. Se é uma pessoa que pode esquecer ou negligenciar estas tarefas, talvez as lentes de contacto não sejam a melhor opção. O cuidado e a higiene adequados das lentes são cruciais. Ser diligente na limpeza, armazenamento e substituição das suas lentes pode prevenir infeções e outras complicações.

Receita

Dado que as lentes de contacto são produzidas em massa em comparação com os óculos, que são feitos individualmente, pode haver algumas limitações quanto às lentes de contacto disponíveis. Por exemplo, o astigmatismo abaixo de -0,75 D não é produzido em lentes de contacto. Estas limitações geralmente não são um grande problema, e o seu optometrista deverá ser capaz de escolher uma lente de contacto mais adequada para a sua receita, mas pode significar que a visão não seja exatamente a mesma que com os óculos. Ter isso em mente pode ajudar a gerir as expectativas visuais.

Se está a considerar lentes de contacto, é melhor consultar um profissional de cuidados oculares. Ele pode avaliar as suas necessidades individuais e ajudar a determinar se as lentes de contacto são adequadas para si.


A Patrisha é uma optometrista licenciada que escreve sobre as últimas inovações em saúde ocular. Com base na sua experiência profissional, ela partilha informações e conselhos práticos para ajudar os leitores a entender melhor as suas opções de cuidados oculares e manter-se informados sobre novas tendências na área.