Como novo utilizador de lentes de contacto, pode ser difícil distinguir o que está a causar a irritação. Abaixo está um guia passo a passo que pode seguir quando essa sensação ocorre.
1. Bolhas ou detritos presos
Às vezes, um pequeno objeto, como uma bolha, pestana ou material estranho, pode ficar preso entre a lente e a córnea. Piscar algumas vezes pode eliminar essa sensação. Se isso não funcionar, com as mãos limpas e secas, coloque o dedo sobre a lente e deslize-a para o branco do olho e de volta algumas vezes.
2. Remover a lente
A técnica acima pode nem sempre ser suficiente para desalojar um objeto preso. O próximo passo seria remover completamente a lente. Quando a lente é removida do olho, pisque algumas vezes para garantir que não há um corpo estranho a flutuar na superfície do olho. Se sentir uma sensação arenosa, é melhor enxaguar o olho e aplicar gotas lubrificantes. Enxague a lente com a sua solução multifunções ou salina e assegure-se de esfregar mecanicamente a lente para remover quaisquer detritos. Verifique a lente quanto a imperfeições, como uma rasgadura, e certifique-se de que a lente não está do avesso, procurando uma forma de taça.
3. Uso de uma lente nova
Quando nenhum dos passos anteriores funcionou, comece novamente com uma lente nova. Isso resolverá quaisquer problemas com a lente. No entanto, infelizmente, isso não solucionará o problema se tiver recebido um lote defeituoso de lentes de contacto.
4. Fazer uma pausa
Se tudo mais falhar, interrompa o uso de lentes de contacto por um curto período, como uma semana, antes de tentar novamente. Os olhos podem, por vezes, desenvolver uma intolerância ao uso frequente de lentes de contacto. É aconselhável procurar a avaliação de um optometrista para confirmar isto e garantir que não desenvolveu algo mais sério, como uma infeção.