Lentes de Contacto e Visão Envelhecida


22/12/2024 15:07
Diferentes grupos etários e visão

Quando chegamos aos 40 anos, entramos na presbiopia. A presbiopia é uma condição onde os músculos que ajudam a focar ao perto naturalmente se deterioram. Este é um processo de envelhecimento inevitável. A maioria das pessoas precisará de usar óculos para ler, e para quem é míope, simplesmente tirar os óculos corretivos pode ser suficiente para ler. Alguns consideram usar óculos para ler desagradável ou imprático e procuram uma solução através do uso de lentes de contacto.

Pode estar a perguntar-se como isso funciona, pois será necessário combinar duas prescrições diferentes — a de longe e a de leitura — num único par de lentes de contacto. Existem duas formas de o seu Optometrista lhe oferecer esta correção.

Monovisão

A monovisão funciona ao corrigir um olho para a visão de longe e o outro olho para a leitura. Isto significa que cada olho terá um foco diferente, e o cérebro aprende a focar cada olho dependendo da necessidade visual requerida. Este design é também ideal para pacientes que necessitam de correção do astigmatismo. Proporciona uma visão nítida tanto para longe quanto para perto, mas os pacientes podem ter problemas com a perceção de profundidade e condução noturna.

Multifocais

As lentes de contacto multifocais oferecem a prescrição tanto de longe quanto de leitura. Isto é feito através de um design complexo onde, dentro de cada lente de contacto, existem 'anéis concêntricos' com potência de distância e leitura alternada. O cérebro aprende a focar na parte correta da lente para cada distância. Isto permite melhorar a visão binocular, mas pode sacrificar a nitidez de visão alcançada.

Com lentes de contacto, há infelizmente sempre um compromisso, mas oferecem aos pacientes conveniência para correção em todas as gamas de distância. Pessoalmente, encontrei que os pacientes com ambos os designs acham a gama intermédia limitada, especialmente aqueles que passam longos períodos em frente a um computador.

Desafios das Lentes de Contacto com a Idade

As lentes de contacto podem ser uma jornada difícil com um resultado gratificante. Para pacientes mais velhos, pode haver alguns obstáculos a mais para alcançar este resultado. Com a idade, a produção de lágrimas nos olhos normalmente diminui, e o uso de medicamentos aumenta, muitos com efeitos secundários que causam secura nos olhos. Isto pode tornar o uso das lentes ligeiramente mais difícil, o que pode limitar as opções de lentes que podem escolher usar. Ter monovisão em lentes de contacto requer visão sem compromissos, já que cada olho tem uma tarefa diferente ou pode precisar de trabalhar em conjunto para criar uma melhor visão.

O seu primeiro passo nesta jornada é procurar o conselho do seu Optometrista sobre essas diferentes opções e qual se adequaria melhor a si. Isto dar-lhe-á uma visão geral das soluções disponíveis e, à medida que o tempo passa, o design destas lentes continuará a melhorar.


A Patrisha é uma optometrista licenciada que escreve sobre as últimas inovações em saúde ocular. Com base na sua experiência profissional, ela partilha informações e conselhos práticos para ajudar os leitores a entender melhor as suas opções de cuidados oculares e manter-se informados sobre novas tendências na área.