As lentes de contacto são adoradas e usadas por muitas pessoas. É uma forma conveniente e eficaz de corrigir a visão, mas há possíveis consequências e riscos a longo prazo associados ao seu uso.
Olhos Secos
O uso crónico de lentes de contacto pode reduzir a produção de lágrimas e levar a sintomas de olhos secos.
Problemas de Saúde da Córnea
Houve muitos avanços para melhorar a forma como as lentes de contacto fornecem oxigénio, mas o uso inadequado e excessivo pode levar à falta de oxigénio e ao surgimento de vasos sanguíneos indesejados na córnea. Quanto mais tempo usar lentes de contacto, mais descuidado pode tornar-se em relação à higiene e ao cuidado das lentes, aumentando o risco de abrasões e úlceras na córnea.
Complicações Relacionadas com as Lentes
O uso prolongado de lentes pode, por vezes, alterar a forma da córnea, potencialmente afetando a estabilidade da visão ou exigindo ajustes na prescrição. Isto acontece devido à falta de oxigénio para a córnea, combinada com pressão desigual das lentes, como o uso de lentes ponderadas para corrigir o astigmatismo.
Medidas Preventivas e Gestão
- Exames oculares regulares: Para gerir a saúde ocular e garantir o ajuste e a visão correta para as suas lentes de contacto.
- Higiene e manuseio adequados das lentes.
- Evitar o uso excessivo: Não use as lentes por mais de 12 horas por dia e substitua as suas lentes conforme o cronograma. Dar pausas regulares aos seus olhos, especialmente quando notar desconforto, permite que a córnea se cure e se restaure.
Ao estar atento a esses aspetos e manter consultas regulares com o seu profissional de saúde ocular, pode ajudar a mitigar os riscos a longo prazo associados às lentes de contacto e manter uma visão saudável.