A água da torneira pode parecer suficientemente limpa para enxaguar ou guardar as suas lentes de contacto numa emergência, mas fazê-lo pode resultar em infeções oculares graves e dolorosas. Mesmo a água da torneira, que parece clara e potável, contém organismos microscópicos que podem danificar gravemente os seus olhos.
Seja a enxaguar as suas lentes, a limpar o seu estojo ou a armazenar as suas lentes durante a noite, a água nunca deve entrar em contacto com as suas lentes, apenas a solução estéril para lentes de contacto deve ser usada.
O perigo oculto na água da torneira
A água da torneira muitas vezes contém um microrganismo chamado Acanthamoeba. Embora seja inofensivo quando ingerido, torna-se extremamente perigoso quando entra em contacto com o olho. Quando fica preso entre o seu olho e uma lente de contacto, este organismo pode infetar a córnea e resultar numa condição rara, mas que ameaça a visão, conhecida como ceratite por Acanthamoeba.
Esta infeção pode causar dor intensa, vermelhidão, visão turva e, em casos graves, perda permanente da visão ou necessidade de um transplante de córnea. Mesmo com tratamento, a recuperação pode levar meses.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a ceratite por Acanthamoeba está frequentemente ligada à higiene inadequada das lentes de contacto, especialmente ao enxaguar ou armazenar lentes em água da torneira ou em solução salina caseira.
Porquê a água da torneira e as lentes não se devem misturar
A água da torneira não é estéril. Pode conter bactérias, fungos e protozoários que prosperam em ambientes húmidos como o seu estojo de lentes de contacto. As lentes de contacto funcionam como uma barreira, aprisionando estes organismos contra a superfície do olho e criando condições perfeitas para infeções.
Mesmo a água filtrada ou engarrafada não é segura, nenhum tipo de água é suficientemente estéril para uso com lentes de contacto. Apenas soluções salinas e soluções desinfetantes projetadas para lentes de contacto são seguras para uso.
O que fazer numa situação de emergência
Se alguma vez se vir sem a sua solução para lentes de contacto, resista à tentação de usar água ou saliva como substituto. Remova, em vez disso, as suas lentes e armazene-as em segurança até que possa limpá-las e desinfetá-las adequadamente. É preferível prescindir das suas lentes do que arriscar uma infeção.
Uma vez que as lentes de contacto sequem, devem ser substituídas em vez de reutilizadas. O material pode alterar a forma ou desenvolver microfissuras, aumentando o risco de infeção mesmo após a desinfecção.
Mantenha bons hábitos de higiene
- Usar apenas soluções desinfetantes para lentes de contacto aprovadas
- Lavar e secar as mãos antes de manusear as lentes
- Limpar e substituir regularmente o seu estojo de lentes
- Evitar usar lentes em água, incluindo piscinas, jacuzzis e chuveiros
Leia mais sobre nadar com lentes de contacto
A Conclusão
A água da torneira nunca deve tocar nas suas lentes de contacto, não importa quão limpa pareça. Os riscos são simplesmente demasiado elevados. Ao seguir práticas de manuseio seguras e usar soluções de limpeza adequadas, pode manter os seus olhos saudáveis e evitar infeções dolorosas e potencialmente ameaçadoras para a visão.